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quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Pane com Seneca III


Após a decolagem não recebemos nenhuma indicação em relação ao trem de pouso, visualmente tudo aparentava que ele não estava recolhido, procedimentos de emergência de acordo com os manuais da aeronave foram tomados, porém, sem nenhum efeito.

Um mecânico entrou na frequência de coordenação da (rádio Rio Preto) e ficou estabelecido uma passagem baixa sobre a pista para ele poder ter um visual da real situação, logo após a primeira passagem ele nos comunica que um dos trens principais aparentemente foi recolhido pela metade. Tomamos a atitude de subir mais um pouco e ficar em uma área aonde não afetaria o trafego aéreo local, várias tentativas foram feitas  e logo após outra passagem baixa para que o prestativo mecânico pudesse observar a situação novamente, nada mudou...

Voltei a subir e realizar mais procedimentos para termos a condição de um pouso seguro, as condições meteorológicas estavam ótimas, era até interessante "queimar" combustível naquele momento, pois nas piores situações teríamos que pousar com o trem de pouso naquela condição duvidosa o que poderia trazer resultados nada agradáveis com as asas cheias de combustível.

Pois bem, uma outra aeronave veio em nossa ala, balancei a aeronave para que o trem de pouso baixasse, o outro solicito piloto nos informou que aparente agora estava tudo em ordem, mas ainda não tinha a indicação de que o mesmo estava travado. A decisão tomada foi vir para o pouso, tentar tocar o mais suave possível para sentir se o mesmo estava travado. Na primeira tentativa arremeti antes do toque, não senti que ia tocar muito suave, voltei para o circuito de trafego para realizar outra tentativa. Na segunda, como podem ver no vídeo, procurei vir o mais lento possível, quase no STOL, segurando o nariz o maximo possível com auxílio dos motores, foi um toque bem suave. Já rolando pela pista, apenas com o trem principal em solo deu para perceber que ali estaria em segurança. Era só trazer toda potência para trás e deixar a gravidade fazer o resto. E assim tudo terminou bem sem avarias nenhuma, apesar do susto.

Logo depois foi constado ferrugem em algumas partes do trem de pouso, o que impediu seu correto funcionamento e a quebra de alguns fios que me dava a indicação da situação do mesmo.





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